Wednesday, November 11, 2009

encontro entre culturas










PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM QUATERNÁRIO, MATERIAIS E CULTURAS (UTAD)
9 a 11 de novembro de 2009
Seminário
Cadeias operatórias na cerâmica arqueológica: um encontro entre culturas; um encontro entre várias disciplinas
(org. Davide Delfino, Jedson Cerezer, Luiz Oosterbeek)
Todas as culturas humanas exprimem nos seus produtos artesanais a própria história, materializada em heranças culturais e tecnológicas, experimentações, intercâmbios culturais, representações. Nas várias manifestações da Cultura material, a cerâmica é um importante e fiavel instrumento de leitura das sociedades antigas, como das contemporâneas. O seu estudo reveste-se de diferentes dimensões (tecnológica, tipológica, simbólica, icoonográfica,…), sendo objecto deste seminário, sobretudo, a investigação das cadeias operatórias cerãmicas e dos seus significados técnicos-culturais. O estudo das diferentes fases do trabalho artesanal exige o cruzamento de abordagens que se enquadram na arqueologia, na etnografia ou na arqueometria, com forte apelo à experimentação empírica. Um encontro entre vários investigadores pertencentes a estas diversas disciplinas e com experiência de trabalho em diversos contextos cronológicos e culturais, pode ser uma ocasião para refinar a pesquisa, encontrar uma linguagem comum, intercambiar experiências e reorientar e articular projectos em curso.
OBJETIVO: O seminário terá três dias de atividades, dividido entre secções explanatórias, secções práticas e discussões, culminando com uma mesa redonda cujo propósito é o de connfrontar os presentes com algumas perspectivas do Laboratório de Tecnologia Cerâmica do ITM, visando a sua análise crítica e a possível sugestão de rumos de colaboração na criação de uma linha de investigação ampliada, no âmbito dos projetos desenvolvidos pelo Grupo “Quaternário e Pré-Histórica” do Centro de Geociências (uID73 – Fundação para a Ciência e Tecnologia). O foco das discussões abrange áreas de interessa pra as pesquisas arqueológicas numa tentativa de contemplar aspectos ligados à visão arqueológica da investigação cerâmica, e ás abordagens da etnografia, da etnoarqueologia, da arqueometria e da arqueologia experimental.
Estarão presentes investigadores de Portugal, Brasil, Senegal, Colômbia, Ilhas Maurícias, Roménia e Itália, maioritariamente integrantes do CGC.
Titulos das comunicações
L. Oosterbeek, O propósito do seminário. Investigações sobre cerâmica no eixo Tomar-Barquinha-Mação
D. Delfino, Typology and operating chain: for a better interpretation of Northern Italy’s communities in Bronze Age
M. Calado, A cerâmica cardial no contexto da neolitização: ideias em disputa
S. Scarcella, Variations of the decorative chaîne opératoire in cultural transmissions.
V. Frois, Da água, os potes; oleiras de Trás dimunti em Cabo Verde
M. Sall, Shaping techniques, pots forms and cultural relationships. A case study in two Gambian villages
A. SoaresJ. Cerezer, M. Neto, P. CuraD. Georghiu, Up-draught kilns. Experiments and theory
J.C. Baptista, A importância do contexto geológico na localização dos centros produtores de cerâmica preta: o caso da Falha Penacova-Régua-Verin
J. CoroadoJ. Mungur-MedhiJ. Trujillo, Approaches to archaeological and chronological contexts of Rock Art. Archaeometric studies in cave painting of Colombian Cundiboyacense highland

No comments: