Wednesday, November 11, 2009

Menir Catalão


"Descoberto um menir neolítico com inscrições em Mollet del Vallès, Catalunha"

Com cinco metros de comprimento e seis toneladas, foi reconhecido como uma das mais importantes descobertas dos últimos anos na Catalunha.

A construção de uma garagem em Mollet del Vallès, revelou um menir da era Neolítica, descrito por especialistas como um dos mais importantes achados arqueológicos dos últimos anos na Catalunha.

O menir tem cerca de cinco metros de comprimento, com um peso de seis toneladas e inscrições neolíticas gravadas, o que também o torna "excepcional" dentro do patrimônio arqueológico catalão.

A peça, cuja descoberta foi comunicada no dia 24, foi achada na Páscoa, durante a construção e urbanização da área de Las Pruneras, de Mollet del Vallès, e desde então, a pedido dos técnicos do Patrimônio Cultural da Catalunha, a área foi protegida e as obras foram interrompidas enquanto se aguarda o relatório final dos técnicos.

O vice diretor geral do Patrimônio Arqueológico do Departamento de Cultura, Josep Manuel Rueda, afirmou que ainda falta o relatório final dos técnicos, mas o achado é o "mais importante dos últimos anos" e pode, eventualmente, ultrapassar o "âmbito catalão ", pela sua importância arqueológica.

Rueda disse que todos os indícios sugerem que "é um elemento isolado, sem outros elementos no entorno, algo muito habitual neste tipo de vestígios arqueológicos".

Josep Manuel Rueda acrescentou que a singularidade da peça corresponde ao seu tamanho, porque "um menir com essas caracteristicas na Catalunha não é normal" e se espera que as inscrições Neolíticas, forneçam dados significativos.

O prefeito de Mollet, Josep Monràs, salientou que sem a construção do estacionamento subterrâneo a peça nunca seria encontrada porque "estava a cerca de dez ou onze metros de profundidade."

Monràs acrescentou que na próxima semana os técnicos do Departamento de Cultura levarão o menir para um lugar onde se possa terminar de estuda-lo com mais precisão e que as obras serão retomadas no momento que os técnicos considerem apropriado.

Notícia de Abril de 2009.


Fonte:
http://arquivosdoinsolito.blogspot.com/2009/04/descoberto-um-menir-neolitico-com.html

http://www.lavanguardia.es/cultura/noticias/20090424/53689073873/descubierto-un-menhir-neolitico-con-inscripciones-en-mollet-del-valles-valles-semana-santa-generalit.html

No comments: