Entrançados e placas de xisto
Os padrões das placas de xisto, maioritariamente geométricos e angulosos, podem relacionar-se com os padrões dos entrançados: cestaria, tecelagem e similares.
O carácter anguloso destes motivos, organizados tendencialmente em bandas, deriva dos próprios constrangimentos técnicos deste tipo de artefactos: criar desenhos, entrançando fibras de cores diferentes, é, de resto, uma arte com um alto grau de exigência técnica. Na Amazónia, por exemplo, entre as tribos Wayana e Apalaí, a aprendizagem da cestaria, exclusiva dos homens, é um processo demorado e exigente. Só ao fim de vários anos de treino é que um cesteiro está apto para executar as peças mais complexas.
Comparando com a cerâmica ou a pintura corporal, ambas executadas por mulheres, a cestaria é considerada, entre esses povos, a Arte por excelência.
Tapete artesanal
Comments
Concordo que os entrelaçados da cestaria, tecelagem e até mesmo as impressões no barro de cabana, possam ter realmente muito a ver com o que se traduziu, um dia, nos motivos adoptados nas placas de xisto alentejanas.
Mas existe uma outra, eventual, linha de descendência gráfica, se concordarmos que o exemplo das peças de ocre da gruta de Blombos, na África do Sul, nos mostram algo distinto desta ideia dos padrões dos entrelaçados. Ou terão esses também o mesmo tipo de filiação nos entrelaçados?
Por outro lado, e como essas impressões só eram visíveis após a degradação e ruína das estruturas, custa-me crer que elas tivessem servido de inspiração para a criação de quaisquer grafismos...
Mas acrescento, já agora, todas as outras cabanas ou abrigos de estruturas exclusivamente vegetais. Serve assim?