Megalitos e Solstícios




Um Solstício de Verão em Chãs, Foz Côa.
A visitar aqui.

De onde também extraí este trecho:
"A minha relação com a penedia dos Tambores e Quebradas, começou muito cedo. Palmilhei as suas canadas e atalhos, muitas vezes em criança, e até descalço, quando os meus pais eram caseiros na Quinta do Muro (que fica, quase lá ao fundo da depressão, debruçada sobre a Ribeira - hoje, em ruínas), e donde eu partia, vindo lá de baixo, com a marmita pela mão, subindo as íngremes penedias para levar o almoço ao pastor da Quinta, quando ele, por estas bravias encostas, guardava o gado.

Cedo, então, aprendi, não só a conhecer pelos seus nomes, muitos destes penedos e morros, muitas das curiosas pedras que compõem esta vasta fortaleza natural, como também a reconhecer-lhes as suas singularidades. E este penedo foi, justamente, um dos enormes megálitos que me chamou atenção, mal o vi pela primeira vez: não tanto pela sua curiosa esfericidade, mas sobretudo pelo estranho círculo cavado na rocha

Vendo que essa concavidade era muito plana, muito direitinha e circular, numa rocha tão irregular, depreendi que tal só poderia ser obra do homem e não devido à acção da natureza, tal como algumas lagaretas que por ali existem, mas com canal de saída e contornos diferente, facto que despertou, desde então, a minha curiosidade."

Jorge Trabulo Marques
Junho 2006

Comments

Manuel Calado said…
Fantástico, Rafa.
A pia em frente ao bloco parece ser da família da do Alto de S. Bento (Évora).
Exactamente ;)
hay una "pía" con canal,en cuarzo blanco,en el Pico Sacro..... supe por un libro coordinado por F.J.Gonzalez García;"Los pueblos de la Galicia céltica".Akal Universitaria.2007.
En su capítulo VI (p.474-475-477)
Alvaro Arizaga y Xurxo M.Ayán, reproducen la fotografía de una "Pila con desagüe sobre mineral de cuarzo en el extremo occidental del Pico Sagro(Boqueixón.Santiago)".

http://montetecla.blogspot.com/2007_09_01_archive.html#3265239904314839111
Fantástico Rafael Henriques
Permitam-me que redireccione as felicitações para Jorge Trabulo Marques, o obreiro do blog 'Templos do Sol - Chãs - Foz Côa'.

Popular Posts