Tuesday, November 24, 2009

Polysemic

Sesimbra: the hidden faces of the places

Monday, November 16, 2009

Grande Conserto...




















Trabalhos de escavação, recuperação e restauro do menir da Meada (Castelo de Vide).
Realizados em 1992, pelo Prof. Jorge de Oliveira (Universidade de Évora)








































































































































































































































































































































































Friday, November 13, 2009

Wednesday, November 11, 2009

encontro entre culturas










PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM QUATERNÁRIO, MATERIAIS E CULTURAS (UTAD)
9 a 11 de novembro de 2009
Seminário
Cadeias operatórias na cerâmica arqueológica: um encontro entre culturas; um encontro entre várias disciplinas
(org. Davide Delfino, Jedson Cerezer, Luiz Oosterbeek)
Todas as culturas humanas exprimem nos seus produtos artesanais a própria história, materializada em heranças culturais e tecnológicas, experimentações, intercâmbios culturais, representações. Nas várias manifestações da Cultura material, a cerâmica é um importante e fiavel instrumento de leitura das sociedades antigas, como das contemporâneas. O seu estudo reveste-se de diferentes dimensões (tecnológica, tipológica, simbólica, icoonográfica,…), sendo objecto deste seminário, sobretudo, a investigação das cadeias operatórias cerãmicas e dos seus significados técnicos-culturais. O estudo das diferentes fases do trabalho artesanal exige o cruzamento de abordagens que se enquadram na arqueologia, na etnografia ou na arqueometria, com forte apelo à experimentação empírica. Um encontro entre vários investigadores pertencentes a estas diversas disciplinas e com experiência de trabalho em diversos contextos cronológicos e culturais, pode ser uma ocasião para refinar a pesquisa, encontrar uma linguagem comum, intercambiar experiências e reorientar e articular projectos em curso.
OBJETIVO: O seminário terá três dias de atividades, dividido entre secções explanatórias, secções práticas e discussões, culminando com uma mesa redonda cujo propósito é o de connfrontar os presentes com algumas perspectivas do Laboratório de Tecnologia Cerâmica do ITM, visando a sua análise crítica e a possível sugestão de rumos de colaboração na criação de uma linha de investigação ampliada, no âmbito dos projetos desenvolvidos pelo Grupo “Quaternário e Pré-Histórica” do Centro de Geociências (uID73 – Fundação para a Ciência e Tecnologia). O foco das discussões abrange áreas de interessa pra as pesquisas arqueológicas numa tentativa de contemplar aspectos ligados à visão arqueológica da investigação cerâmica, e ás abordagens da etnografia, da etnoarqueologia, da arqueometria e da arqueologia experimental.
Estarão presentes investigadores de Portugal, Brasil, Senegal, Colômbia, Ilhas Maurícias, Roménia e Itália, maioritariamente integrantes do CGC.
Titulos das comunicações
L. Oosterbeek, O propósito do seminário. Investigações sobre cerâmica no eixo Tomar-Barquinha-Mação
D. Delfino, Typology and operating chain: for a better interpretation of Northern Italy’s communities in Bronze Age
M. Calado, A cerâmica cardial no contexto da neolitização: ideias em disputa
S. Scarcella, Variations of the decorative chaîne opératoire in cultural transmissions.
V. Frois, Da água, os potes; oleiras de Trás dimunti em Cabo Verde
M. Sall, Shaping techniques, pots forms and cultural relationships. A case study in two Gambian villages
A. SoaresJ. Cerezer, M. Neto, P. CuraD. Georghiu, Up-draught kilns. Experiments and theory
J.C. Baptista, A importância do contexto geológico na localização dos centros produtores de cerâmica preta: o caso da Falha Penacova-Régua-Verin
J. CoroadoJ. Mungur-MedhiJ. Trujillo, Approaches to archaeological and chronological contexts of Rock Art. Archaeometric studies in cave painting of Colombian Cundiboyacense highland

Menir Catalão


"Descoberto um menir neolítico com inscrições em Mollet del Vallès, Catalunha"

Com cinco metros de comprimento e seis toneladas, foi reconhecido como uma das mais importantes descobertas dos últimos anos na Catalunha.

A construção de uma garagem em Mollet del Vallès, revelou um menir da era Neolítica, descrito por especialistas como um dos mais importantes achados arqueológicos dos últimos anos na Catalunha.

O menir tem cerca de cinco metros de comprimento, com um peso de seis toneladas e inscrições neolíticas gravadas, o que também o torna "excepcional" dentro do patrimônio arqueológico catalão.

A peça, cuja descoberta foi comunicada no dia 24, foi achada na Páscoa, durante a construção e urbanização da área de Las Pruneras, de Mollet del Vallès, e desde então, a pedido dos técnicos do Patrimônio Cultural da Catalunha, a área foi protegida e as obras foram interrompidas enquanto se aguarda o relatório final dos técnicos.

O vice diretor geral do Patrimônio Arqueológico do Departamento de Cultura, Josep Manuel Rueda, afirmou que ainda falta o relatório final dos técnicos, mas o achado é o "mais importante dos últimos anos" e pode, eventualmente, ultrapassar o "âmbito catalão ", pela sua importância arqueológica.

Rueda disse que todos os indícios sugerem que "é um elemento isolado, sem outros elementos no entorno, algo muito habitual neste tipo de vestígios arqueológicos".

Josep Manuel Rueda acrescentou que a singularidade da peça corresponde ao seu tamanho, porque "um menir com essas caracteristicas na Catalunha não é normal" e se espera que as inscrições Neolíticas, forneçam dados significativos.

O prefeito de Mollet, Josep Monràs, salientou que sem a construção do estacionamento subterrâneo a peça nunca seria encontrada porque "estava a cerca de dez ou onze metros de profundidade."

Monràs acrescentou que na próxima semana os técnicos do Departamento de Cultura levarão o menir para um lugar onde se possa terminar de estuda-lo com mais precisão e que as obras serão retomadas no momento que os técnicos considerem apropriado.

Notícia de Abril de 2009.


Fonte:
http://arquivosdoinsolito.blogspot.com/2009/04/descoberto-um-menir-neolitico-com.html

http://www.lavanguardia.es/cultura/noticias/20090424/53689073873/descubierto-un-menhir-neolitico-con-inscripciones-en-mollet-del-valles-valles-semana-santa-generalit.html

Sunday, November 08, 2009

Golden acorns

back again
Tesouro de Baião (Early Iron Age)

Tesouro de Aliseda (Early Iron Age)

Troya
E, para digerir melhor a coisa (a glande, pois claro!), recomendo que se faça um pãozinho de bolota


Friday, November 06, 2009

Monte Cara













































Monte Cara. Ilha de S. Vicente (Cabo Verde).
Fotos: Ludmila Piteira.

Thursday, November 05, 2009

Tuesday, November 03, 2009

Monday, November 02, 2009

Menires em Arronches

















































Recentemente identificados pelo Prof. Jorge de Oliveira, nas imediações de Arronches.
Conjunto de 5 monólitos, junto a uma cerca, que poderão corresponder a um recinto megalítico desmantelado.