Monday, May 18, 2009

O Tempo do Mar

Close to a Bronze age settlement, a fantastic landscape: a geologic fault allowing a journey into the "center" of the earth, along several hundred meters. The bottoms become increasingly narrow, hardly allowing one single person to walk inside. The middle portions grow wider, providing good places for camping. In the best of them, we found Bronze age shards.





























































Sunday, May 17, 2009

Recintos e gravuras....







































Cromeleque dos Almendres

Tuesday, May 05, 2009

O risco da praxis ou a praxis do risco

Acaba de sair o nº 3 da revista da Associação Profissional de Arqueólogos (APA).
O tema central é a Divulgação e Musealização em Arqueologia. O retorno social da Arqueologia.
A APA, e os autores dos textos, mostraram estar atentos aos novos tempos.

Clique na imagem




































"ouvem-se cada vez mais as vozes dos arqueólogos reclamando a necessidade da divulgação a par da investigação, enaltecendo a importância do retorno social dos trabalhos arqueológicos"
Editorial
************
"difundir o Conhecimento cons­titui uma elementar acção de retorno, e portanto de justiça social. Neste novo contrato, entre Sociedade e Ciência, divulgar surge como um novo compromisso ditado por uma nova ética."
Mariana Diniz
************
"Longe vai o tempo em que apenas se pedia ao arqueólogo que da sua actuação resultasse um conjunto de dados da escavação e uma infinda gama de material exumado, testemunho das vivências que ele tentava reconstituir.
Mas as pesquisas arqueológicas e o papel do arqueólogo não se confinam a um trabalho de pura escavação. Ao arqueólogo pede-se, hoje, também, a árdua tarefa de pensar e propor novas abordagens na perspectiva da valorização, com vista ao seu público usufruto."
Olga Matos
************
"Uma arqueologia atenta a estas questões será, estou certo, uma arqueologia mais consolidada no plano social. Uma arqueologia capaz de responder às necessidades da sociedade terá menos debates de motivação corporativa, e poderá concentrar-se no aprofundamento das suas metodologias de investigação e de construção de conhecimento."
Luiz Oosterbeck
************
"Esta perspectiva é tanto mais exigível quanto a produção científica se transformou numa actividade especializada sustentada por uma sociedade que encontra a justificação do financiamento no retorno social que desse conhecimento resultar. Retorno esse que tanto poderá surgir sob a forma de benefícios materiais vários, que melhoram as condições gerais da vida, como através do desenvolvimento intelectual de cada individualidade. "
António Valera
************
"Estamos em rede e o arqueólogo não pode agir sozinho, pelo menos se pretender construir uma plataforma de acção que conduza à valorização do conhecimento arqueológico e, por conseguinte do património, por toda a sociedade. "
Jacqueline Pereira

Monday, May 04, 2009